Pesquisar

.

.
Assista ao nosso documentário: Cartas para um amanhã: compartilhando histórias e poéticas do teatro na escola

Conheça nosso projeto!

terça-feira, 25 de março de 2014




                    Partilhas, ateliês e redes de cooperação – aprendizagens teatrais na escola básica, esse é o objetivo maior do Projeto Partilhas, Ateliês e Redes de Cooperação – aprendizagens teatrais na escola básica. O projeto foi concebido a partir deações antecedentes do Curso de Teatro do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia em relação ao ensino de teatro na rede escolar desde 2004. Nesse ano um conjunto de ações em rede (entre UFU e escolas da cidade) foi contemplado pelo edital da FAPEMIG/CAPES de Pesquisa em Educação Básica. 

Dentro do Projeto Partilhas, ateliês e redes de cooperação – aprendizagens teatrais na escola básica estão acontecendo as seguintes ações - Fóruns de Diálogos entre os Educadores de Teatro, Ateliês de Criação Artística, ações artísticas partilhadas entre as escolas, apoio a Mostra de Teatro Escolar, elaboração de um Caderno de Pesquisa e do Seminário de Ensino e Aprendizagem em Teatro.



CONHEÇA ALGUMAS AÇÕES


Os Fóruns são dedicados ao encontro e diálogo entre educadores da cidade de Uberlândia, buscando construir possibilidades de ações, realizar compartilhamento de experiências e reflexão sobre práticas artísticas desenvolvidas na escola. Os Fóruns ocorrem uma vez ao mês, aos sábados e são abertos a todos os professores de qualquer área que estejam interessados e realizem práticas teatrais em sua rotina. 

Ateliês de Formação Contínua são ações voltadas especificamente à formação artística dos educadores. São realizados encontros quinzenais para experimentos cênicos, pensando em formas diversas de estruturar cenas e construir espetáculos para crianças e jovens. 

Mostra de Teatro Escolar é realizada em parceria com os alunos da disciplina de Estágio Supervisionado 2 do Curso de Teatro da UFU. Tem como objetivo principal criar espaço para fruição de obras teatrais criadas dentro da escola, proporcionando momentos de formação e troca de experiências entre os educadores e seus estudantes. As inscrições para a III Mostra estão abertas até o fim de fevereiro e o evento será realizado entre os dias 27 e 31 de maio.

Caderno de Pesquisa será publicado na III Mostra de Teatro Escolar e está recebendo propostas de trabalho para publicação também até o fim de fevereiro. A ideia é que cada professor que queira compartilhar sua prática teatral o possa fazer por meio de artigos, resenhas, desenhos, cartas, fotografias ou qualquer outra forma de expressão que materialize suas reflexões. 

Seminário de Ensino e Aprendizagem em Teatro é uma atividade ampla, aberta a pesquisadores universitários, professores da Educação Básica, além dos estudantes e educadores envolvidos no presente projeto. Ocorrerá na metade do processo de pesquisa (data a definir), reunindo as escolas parceiras, docentes e pesquisadores convidados de outras universidades, visando inserir os diálogos do projeto em um debate mais amplo no contexto da área de Pedagogia do Teatro. O seminário gerará um Dossiê de Pedagogia do Teatro na Revista do Programa de Mestrado em Artes da UFU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Facebook

Participar do BLOG

Notícias

ACESSOS